Noruega

 

O Reino da Noruega (Norge Kongeriket), um país da Escandinávia, é frequentemente associado aos vikings e foi um rei viking, Harald Fairhair, que unificou a nação norueguesa no século 10. A Era Viking foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e da mitologia nórdica.

Em 995 Olaf I, bisneto de Harald I, tornou-se rei da Noruega. Antes de sua coroação, Olaf tinha vivido na Inglaterra, onde se converteu ao cristianismo. Ele assumiu o trono com o firme propósito de forçar o cristianismo na Noruega, tendo algum sucesso. Cinco anos depois de tornar-se rei, ele foi morto em batalha e a Noruega foi dividida, por um curto período, mas novamente unificada sob o reinado de Olaf II.

 

 

Olaf II continuou o trabalho religioso de seu antecessor, com o uso da força contra aqueles que se recusavam ao batismo cristão.

Por volta de 1025, Olaf II tornou-se mais poderoso do que qualquer rei norueguês anterior. Os reis da Inglaterra e da Dinamarca uniram-se contra Olaf, o que o levou ao exílio na Rússia, em 1028. Dois anos mais tarde Olaf voltou à Noruega e foi morto na batalha de Stiklestad. Olaf foi tido como um mártir pela igreja católica, que o canonizou como santo padroeiro da Noruega.

Em 1397, os reinos da Noruega, Dinamarca e Suécia foram unidos. A Suécia e a Dinamarca eram reinos maiores e mais ricos que a Noruega. Em 1523, a Suécia abandonou a união e a Noruega foi cada vez mais tratada como um apêndice da coroa dinamarquesa.

Após a derrota de Napoleão, em 1814, a Dinamarca foi obrigada a ceder a Noruega ao rei da Suécia. Os noruegueses, no entanto, declararam-se um reino independente e ofereceram o trono ao príncipe herdeiro dinamarquês Christian Frederick. Em 1815, a Noruega tinha seu próprio exército, marinha, parlamento e autonomia dentro de suas próprias fronteiras.

Quase metade da população da Noruega vive no extremo sul do País, na região em torno de Oslo, a capital. Cerca de 3/5 do Noruega é montanhosa e o litoral, muito recortado, esculpido por fiordes glaciais profundos. O País tem cerca de cinquenta mil ilhas. Os maiores rios estão no leste do País, onde o rio Glåma, tem um curso de 610 km. A Noruega tem dezenas de milhares de lagos glaciais. O maior deles é o Lago Mjøsa no sudeste, com uma área de 390 km².

 

Paisagem do Hardanger Fjord da Noruega.

 

Norway Flag

 

Mapa Politico Suecia

 

Mapa Noruega

 

Fiords na costa sul da Noruega, como vistos do espaço.

 

Noruega

 

 

 

Viagem Europa

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo.