Informações sobre a Alemanha

A República Federal da Alemanha é um país da Europa Central. Não era unificada como nação antes de 1871. Hoje, a Alemanha é o sétimo maior país da Europa. Berlim é a capital e a maior cidade, embora Bonn seja a sede de alguns escritórios do governo. O idioma principal é o alemão.

A Alemanha é a quarta maior economia do mundo, depois de Estados Unidos, China e Japão. É um dos principais produtores de aço, máquinas e automóveis.

A Alemanha atual tem raízes na divisão do Império Carolíngio, em 843. Durante séculos, a Alemanha foi uma coleção de pequenos estados unidos em uma relação feudal. A partir do século 16, os estados alemães tornaram-se cada vez mais envolvidos em guerras europeias e em lutas religiosas. No início do século 19, a conquista francesa de estados alemães iniciou um movimento em direção à unificação nacional alemã e, em 1815, com a liderança da Prússia, os estados alemães formaram uma confederação que durou até 1867.

Sob a liderança de Otto von Bismarck, a Alemanha foi unificada, em 1871, experimentando uma rápida industrialização e crescimento econômico. No início do século 20, a Alemanha embarcou em uma missão para o domínio europeu, o que resultou na Primeira Guerra Mundial. A derrota da Alemanha em 1918, desencadeou o caos político e econômico da nação. Uma reação ultranacionalista deu origem ao Partido Nacional Socialista, que assumiu o poder, em 1930, sob a liderança de Adolf Hitler.

Em 1939, a Alemanha nazista mergulhou o mundo na Segunda Guerra Mundial, com o apoio do Japão e da Itália fascista. Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pelo Reino Unido, Estados Unidos, França e União Soviética derrotaram a Alemanha.

Os aliados concordaram em dividir o País em quatro zonas de ocupação: a dos britânicos, a dos estadunidenses, a dos franceses e a dos soviéticos.

A zona dos soviéticos fechou-se formando a Alemanha Oriental, com regime comunista. As três zonas ocidentais formaram a República Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental. O controle de Berlim, também foi dividido entre os dois estados alemães. Em 1961, a Alemanha Oriental construiu o Muro de Berlim e outras fortificações de fronteira elaboradas para deter o êxodo de milhões de alemães orientais para a mais próspera e democrática Alemanha Ocidental.

Em 1989, os alemães ocidentais e orientais uniram-se para derrubar o Muro de Berlim. O evento também simbolizou o colapso do comunismo na Europa Oriental e foi o início da reunificação alemã. Contudo, a Alemanha logo enfrentou inúmeras dificuldades sociais e econômicas na tentativa de absorver milhões de novos cidadãos e misturar diferentes culturas e instituições. Muitas destas dificuldades, incluindo elevadas taxas de desemprego e redução dos níveis de crescimento econômico, estavam entre os desafios mais importantes para a Alemanha no início do século 21.

Mais: Fotos e Mapa da Alemanha

 

 

Alemanha

Europa

 

Alemanha

 

Paisagem em Ramsau, na Baviera.

 

Bandeira da Alemanha

 

Mapa Alemanha

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Europa Turismo.

 

 

Viagem Europa